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Passo a passo para você divulgar seu trabalho nas redes sociais hoje!

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Sumário

Ao comprar algum produto, seja na internet ou em loja física, você certamente já deve ter feito uma pesquisa prévia nas redes sociais sobre determinada empresa para saber mais sobre sua reputação e conhecer mais os produtos que oferece, correto?

E ler comentários deixados pelos clientes em alguma postagem de produto divulgado já foi fator determinante para que você decidisse seguir ou não com a compra?

Se você respondeu sim para as duas perguntas, você é um usuário ativo das redes sociais. 

Para quem está iniciando no universo empreendedor e deseja divulgar seu trabalho nas redes sociais, conhecer as principais plataformas e como funciona seu gerenciamento é fundamental.

Vamos mostrar neste artigo como divulgar seu trabalho nas redes sociais, principais vantagens para o seu negócio, além de dicas de como fazer esse trabalho da melhor forma.

Como divulgar seu trabalho nas redes sociais: por que é importante para sua empresa estar presente na internet?

Aqui no Brasil, passamos cerca de 3 horas e 47 minutos por dia conectados. Segundo estudos, estima-se que até 2026, 184,76 milhões de brasileiros estarão com perfis ativos nas redes sociais.

Dados como os citados acima reforçam a ideia de como o papel das redes sociais atualmente vai muito além de ser um importante canal de comunicação. Tais plataformas são consideradas hoje um poderoso elemento em uma dinâmica de venda pois abre margem para as empresas criarem uma relação mais humanizada entre a sua marca e o consumidor final.

Muito além de divulgar produtos, ofertas e promoções: a presença digital também ajuda a reforçar a marca no mercado e se destacar entre a concorrência, mostrando que está antenada com as mudanças no modo de consumo e do poder de influência que a internet exerce no processo de compra do cliente. 

Portanto, pensando nesse novo perfil de consumo, as empresas também devem explorar o grande potencial de alcance das redes sociais para educar a sua base de clientes e seguidores por meio de compartilhamento de conteúdo de valor sobre o nicho em que atua. 

Essa é uma estratégia eficiente para manter o nome da sua empresa sempre presente na mente do público, além de ajudá-lo a se tornar referência no mercado e ser um ótimo meio de identificação de novas oportunidades de negócios.

05 passos para você criar o perfil da sua empresa nas redes sociais e divulgar seu trabalho

Instagram, Facebook e o LinkedIn são hoje as três principais redes sociais utilizadas pelas empresas para divulgação de produtos e serviços. 

Como mencionamos anteriormente, o recomendado para empresas é a criação de um perfil profissional em cada plataforma para ter acesso a recursos exclusivos que vão ajudar a entender como o seu público está recebendo o seu conteúdo, como relatórios de engajamento, gráficos com crescimento de seguidores e indicativo de performance na própria rede.

Além disso, as redes sociais profissionais trazem maior credibilidade para sua marca na internet, elemento essencial para atrair novos clientes e fidelizá-los. Ao associar as redes sociais na estratégia de divulgação da empresa, o posicionamento orgânico da marca cresce consideravelmente, atraindo maior tráfego para demais canais utilizados, como o site oficial ou e-commerce.

Confira agora as principais dicas de como utilizar as plataformas a seu favor e divulgue seu trabalho na internet de forma adequada.

01. Saiba quem é seu público-alvo

Uma vez definido o público-alvo que a sua empresa deseja atingir, mais fácil será o desenvolvimento da estratégia de comunicação a ser aplicada nas redes sociais. 

Para isso, você pode realizar uma pesquisa qualitativa com os próprios seguidores e clientes já existentes na base de dados para identificar aspectos sociais e de comportamento por meio de formulário simples contendo perguntas como idade, local onde reside, gênero, estado civil, principais meios que utiliza para fazer compras, quais produtos costuma consumir da sua empresa, entre outros.

02. Interaja com seus seguidores

Os seguidores da sua página são, além de consumidores, os principais divulgadores da sua marca na internet. Portanto, esteja atento aos comentários realizados por eles nas postagens, elogios, sugestões e críticas, além de compartilhar a opinião dos usuários na própria página. 

Lembre-se: as redes sociais são um canal de comunicação direto com seu público, logo, é fundamental cultivar um relacionamento mais estreito com seu cliente para que ele se sinta parte da sua empresa e de que a sua opinião é de fato ouvida.

03. Observe o que a sua concorrência está fazendo

Se você está começando agora nos negócios, você já sabe quem é a sua concorrência. Pesquise e analise as redes sociais do concorrente e veja quais conteúdos publicados têm surtido maior efeito entre os seus seguidores e os formatos mais utilizados (vídeo, texto, imagem).

04. Crie conteúdo diferenciado

Além de postagens sobre seu produto ou serviço, invista em conteúdos que gerem valor para os seus seguidores com temas que façam sentido com o nicho em que a sua marca atua, além de outros materiais ricos que a sua empresa tem oferecido em outros meios e que podem interessar sua base de usuários. 

Dicas rápidas, sugestões de uso do produto/serviço, e-books, blog posts e posts interativos são bons exemplos. Outra dica válida é criar cada conteúdo a partir do potencial de engajamento e interação que a rede social oferece. Exemplo: o Instagram tem maior apelo visual e hoje vem priorizando conteúdos em vídeos, portanto, o ideal é investir em postagens com esse formato com temas atrativos e que despertem interesse nos seus seguidores.

05. Invista em um bom profissional de gestão de redes sociais

Para que você consiga divulgar seu trabalho nas redes sociais com excelência, o recomendado é que você contrate um bom profissional especializado em gestão de mídias digitais. 

É ele quem vai traçar o melhor caminho estratégico a ser seguido de acordo com as informações sobre seu negócio e o objetivo que a empresa deseja atingir no momento a partir de uma visão analítica e que acompanha as principais tendências utilizadas nas redes sociais para fazer com que seu conteúdo atinja o maior número de pessoas.

A forma como será feita a divulgação do seu trabalho nas redes sociais depende, basicamente, de entender a performance de cada plataforma e os diferentes formatos de conteúdo que você pode explorar e alcançar bons resultados no meio online. 

É uma estratégia acessível e que cada vez mais empresas têm aderido para se aproximar do seu público. Pesquise e invista no poder das redes sociais para fortalecer sua marca no mercado!

Se você gostou deste conteúdo, te convidamos a conhecer outros conteúdos sobre marketing aqui no blog do Sebrae.

Um deles é a nossa Websérie sobre Instagram para Negócios, recheado de dicas importantes para você.

E o segundo é o e-book de “Como Produzir Bons Vídeos”, que te ensina técnicas para você dominar a gravação de vídeos para redes sociais.

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Sobre o autor

Ana Débora

Ana Débora

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Gestão de Pessoas e Marketing. Atua na Unidade de Soluções e Relacionamento e é gestora das Mídias Sociais do Sebrae/RN.

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