Blog

Pesquisar
Close this search box.

Inteligência Artificial na Agricultura: O que é e como aplicá-la?

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo

Sumário

Cuidar da terra e tirar dela o sustento da sua família deixou de ser uma atividade meramente braçal há muito tempo. 

Hoje, quem não se profissionaliza, buscando soluções que facilitem o trabalho no campo e potencializem os rendimentos, está correndo um sério risco de perder espaço dentro do mercado.

A cada dia que passa, a Agricultura 4.0 deixa  de ser apenas uma tendência para se tornar realidade neste setor tão importante para a economia do nosso país. 

A inclusão de novas tecnologias e conceitos como Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e Big Data gera uma maior eficiência e otimiza  a produção agrícola de uma forma nunca vista antes. 

Não por acaso, é exatamente isso que está garantindo uma vantagem competitiva importante para os produtores que investem nessas ferramentas.

Mas, ao contrário do que você deve estar pensando agora, adotar soluções tecnológicas na sua propriedade e se transformar em um empreendedor rural de sucesso não é tão difícil nem tão caro assim.

Introduzindo boas práticas de gestão, análise e visão de mercado, é possível fazer a sua terra render muito mais.

E para te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas que todo produtor rural deveria conhecer para ser bem sucedido:

  1. Entender sobre gestão de negócios
  2. Investir em tecnologia
  3. Planejar a produção com base em dados
  4. Analisar o mercado
  5. Fazer parcerias estratégicas e buscar apoio de cooperativas rurais

1. Entender sobre gestão de negócios

Assim como qualquer outro empreendedor, todo produtor rural sonha com o crescimento e expansão do seu negócio. 

Por isso, você deve começar a enxergar a sua propriedade como uma empresa, aprendendo mais sobre gestão financeira, planejamento estratégico e como vender seus produtos.

Afinal, você pode até conhecer as melhores técnicas de cultivo e como tirar maior proveito da terra, mas se não souber gerenciar bem os recursos, investindo o lucro de forma inteligente e fugindo das dívidas, dificilmente será um produtor rural de sucesso.

Cultive em si próprio uma mentalidade empreendedora, buscando entender mais sobre o mercado, quais são seus principais concorrentes, qual o melhor momento para adquirir novos equipamentos e como traçar objetivos de curto, médio e longo prazo.

Em um primeiro momento, pode até parecer desperdício de tempo deixar de trabalhar na terra para pensar nessas coisas, mas nós garantimos que isso fará total diferença no seu negócio.

2. Investir em tecnologia

Aquela ideia de uma vida desconectada no campo já está mais que ultrapassada. Hoje em dia, uma das maiores aliadas do produtor rural de sucesso é a tecnologia.

Atualmente, softwares de gestão auxiliam na manutenção do estoque, apontando em tempo real todas as entradas e saídas de mercadorias. Além disso, dispositivos inteligentes podem acionar automaticamente sistemas de irrigação, enquanto que drones monitoram a área do plantio.

Entender que a modernidade veio para facilitar a vida dos empreendedores rurais é o primeiro passo para tornar a sua propriedade mais rentável. 

Porém, tome cuidado para não gastar demais com recursos que não serão realmente úteis para você. Avalie bem e apenas invista em tecnologias que irão otimizar seu tempo e trabalho, resultando em uma produção maior.

3. Planeje a produção com base em dados

É comum que muitos produtores rurais sigam os passos de seus pais ou avós e realizem o plantio da terra da mesma forma como eles faziam, décadas atrás.

Não é que isso esteja errado, mas hoje dispomos de mais informações que podem nos ajudar a potencializar a produção, agilizar o processo de plantio e colheita e preservar recursos importantes para a saúde financeira da nossa propriedade.

Através de softwares de coleta de dados, muitos produtores rurais de sucesso já planejam antecipadamente como será feita a semeadura da terra, acompanhando de perto sua plantação e medindo com mais precisão o seu desempenho.

Dessa forma, eles conseguem sair na frente da concorrência, uma vez que podem identificar fatores de prejuízo ou uma queda inesperada de rendimento antes que isso realmente ocorra.

Lembre-se: um produtor rural que tem controle sobre sua produção, possui maiores chances de ser bem sucedido.

4. Analisar o mercado

Fale a verdade: você costuma analisar o mercado?

Nós sabemos que o pequeno produtor não tem muita influência sobre o valor dos seus produtos, já que fatores externos costumam ditar a variação de preços dentro do mercado.

No entanto, entender como funciona essa regulação e conseguir antecipar mudanças pode ser um fator crucial para o sucesso.

Dessa maneira, você pode investir no cultivo de produtos que estejam em alta, inovando e saindo na frente na oferta desta demanda.

5. Fazer parcerias estratégicas e buscar apoio de cooperativas rurais

Nem só de competição com outros produtores rurais vive o pequeno agricultor.

Muito pelo contrário, parcerias e apoio de cooperativas são importantíssimos para o sucesso do seu empreendimento.

Afinal, é através de ações assim que você poderá encontrar novos nichos de mercado para vender o seu produto. Cooperativas rurais, por exemplo, facilitam o acesso às escolas e feiras municipais, das quais a sua propriedade pode se tornar um fornecedor.

Além, é claro, de oferecerem assistência técnica especializada e obtenção de crédito rural com menos burocracia.

Já as parcerias estratégicas com outros produtores da região podem representar uma forte rede de apoio, capaz de te sustentar em períodos difíceis. Porém, melhor do que isso, é poder ter a chance de crescer juntos, se tornando todos empreendedores rurais de sucesso.

Dica bônus: conheça o e-book “Potencialidades e desafios do AGRO 4.0”

Quer continuar aprendendo sobre as transformações no trabalho do campo? O Sebrae, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, distribui gratuitamente o e-book “Potencialidades e desafios do AGRO 4.0”.

Entenda como a evolução nas atividades agropecuárias pode impactar diretamente o rendimento da sua propriedade, além de conhecer mais sobre informações de mercado, inovações, boas práticas e outros benefícios.

Afinal, se você deseja ser um produtor rural de sucesso precisa estar sempre buscando se atualizar, buscando os melhores conteúdos sobre o tema. Então, clique aqui e faça o download do e-book agora mesmo!

Compartilhe

Sobre o autor

Ana Débora

Ana Débora

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Gestão de Pessoas e Marketing. Atua na Unidade de Soluções e Relacionamento e é gestora das Mídias Sociais do Sebrae/RN.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.