Nós nem precisamos te contar como o mercado anda cada vez mais acirrado e competitivo, não é mesmo?
Apenas em 2021, mais de 4 milhões de novas empresas foram registradas no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Economia. Esse número representa um recorde histórico.
Nunca antes tantos novos negócios foram abertos no nosso país em um período tão curto!
O empreendedorismo está em alta! Porém, ao mesmo tempo em que o processo para ser dono ou dona da sua própria empresa foi simplificado, com menos burocracia (atualmente, o tempo médio de registro de um CNPJ é de dois dias, bem menor que os 5 dias que levava em 2019, por exemplo), a concorrência aumentou na mesma medida.
Por esse motivo, para se manter ativo e ter sucesso no seu ramo de atuação, possuir uma boa estratégia é essencial. Assim, o seu negócio será capaz de se destacar e conquistar clientes.
Se você deseja aprender como traçar ações que impactarão positivamente nas suas vendas, sendo mais assertivo no seu planejamento e diminuindo as chances de cometer erros, continue lendo este artigo, pois iremos te apresentar agora ao conceito de Inteligência Comercial e como você pode implementá-la no seu empreendimento.
O que é Inteligência Comercial?
De certa forma, todos os negócios põem (ou deveriam pôr) um certo grau de Inteligência Comercial em prática no seu dia a dia. Mas estamos nos adiantando um pouco, vamos começar com uma definição mais teórica do que é essa ferramenta imprescindível para os empreendedores.
A Inteligência Comercial, também conhecida como Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, busca captar, analisar e transformar dados importantes sobre o mercado e a clientela em ações estratégicas para o sucesso da empresa.
No entanto, o setor responsável pela Inteligência Comercial deve ir muito além das pesquisas de mercado e análise da concorrência (apesar desses mecanismos serem fundamentais). Quanto mais informações for possível coletar, melhor!
É por isso que temos visto cada vez mais empresas investirem em Tecnologia da Informação e Big Data. Elas sabem o valor que esses dados possuem, revelando os hábitos, costumes e necessidades dos clientes, contribuindo, em certos casos, até mesmo para a antecipação de tendências.
Sabe quando uma empresa lança um produto único e inovador no mercado, que rapidamente cai no gosto dos consumidores? Certamente houve um grande trabalho de Inteligência Comercial por trás deste lançamento.
Mas eu possuo um pequeno negócio, como a Inteligência Comercial pode me ajudar?
Se, depois de ler o tópico anterior, você ficou preocupado, acreditando que Inteligência Comercial é algo que apenas as gigantes do mercado conseguem pôr em prática, vai se surpreender com o que iremos revelar a seguir.
Até mesmo micro e pequenas empresas podem tirar proveito dessa Inteligência Competitiva!
Não acredita? Então confira algumas vantagens de investir nessa área:
- Geração de leads
- Qualificação de leads
- Reconhecimento de oportunidades
- Acompanhamento de mercado
Geração de leads
Aplicando Inteligência Comercial no seu negócio, você descobrirá formas mais eficazes de geração de leads, que nada mais são do que seus potenciais clientes. Essa etapa é essencial dentro do funil de vendas, já que as pessoas precisam conhecer e demonstrar interesse pelo seu produto antes de realizar a compra. Coletando e analisando dados, é possível saber qual a melhor forma de comunicação para atrair a atenção deles.
Qualificação de leads
Talvez você até esteja atraindo a atenção das pessoas para o seu produto, mas quantas realmente finalizam o processo de compra? Dessas, quantas retornam ao seu estabelecimento? Mais uma vez, com Inteligência Comercial, você conseguirá ser mais assertivo na comunicação, dedicando mais tempo e esforço aos contatos que te renderão maiores lucros. Além disso, também será capaz de trabalhar a fidelização dos clientes, que é uma estratégia importante para o crescimento de qualquer empresa.
Reconhecimento de oportunidades
Lembra que falamos acima das grandes empresas que lançam produtos inovadores de sucesso imediato? Elas reconheceram uma oportunidade e investiram nela. Mas, mesmo quem possui uma micro ou pequena empresa pode fazer isso. Basta utilizar Inteligência Comercial para estudar o mercado e estar sempre à frente da concorrência. Porém, não se limite apenas a analisar o seu ramo de atuação. Às vezes, uma mudança de setor pode ser extremamente benéfica para o seu negócio e, por isso, você precisa estar atento também às novidades e tendências de consumo.
Acompanhamento do mercado
Como mencionamos no ponto anterior, quando você utiliza Inteligência Comercial para analisar e acompanhar o mercado, consegue reconhecer mais facilmente oportunidades. Porém, essa observação também é útil para gerar uma maior competitividade em comparação com a concorrência. Com informações sobre qualidade do produto, preço e clientela de outros negócios semelhantes ao seu, dá para traçar estratégias para se diferenciar no setor e aumentar as vendas.
Claro que as vantagens de implementar o uso da Inteligência Comercial na sua micro ou pequena empresa não acabam por aqui, mas esses são os principais benefícios de ter uma estratégia de mercado alinhada com a coleta e análise de dados.
Estou convencido! Por onde começo a aplicar a Inteligência Comercial no meu negócio?
Na verdade, esse é um processo gradual e o primeiro passo é, sem dúvidas, escolher um time qualificado para reunir e destrinchar essas informações para a sua empresa. Caso você possua uma equipe pequena ou até mesmo trabalhe sozinho, pode estudar mais sobre o mercado com a ajuda de ferramentas que coletam esses dados para você.
O SEBRAE oferece uma plataforma poderosa chamada Radar Sebrae de Oportunidades. Com ela, é possível validar uma ideia de negócio, descobrindo quais ramos de atuação têm mais chances de darem certo na sua região e, até mesmo, explorar diversos indicadores e dados estatísticos sobre o hábito de consumo dos clientes.
Se você quer uma dica para começar a aplicar a Inteligência Comercial no seu negócio ainda hoje, sugerimos que conheça o Radar Sebrae a fundo, descobrindo todas as suas funcionalidades.
Além disso, você também pode baixar também o e-book “Os dados por trás de uma Estratégia de Vendas”, desenvolvido pelo Sebrae e distribuído gratuitamente. Com ele, o leitor pode se aprofundar neste tema, descobrindo maneiras práticas de aplicar a coleta de dados no seu negócio para vender mais.