Blog

Pesquisar
Close this search box.

ChatGPT e Instagram: como utilizar? (Usos + prompts)

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo

Sumário

Desde que explodiu no mundo da tecnologia em novembro de 2022, o ChatGPT tem se mostrado uma ferramenta indispensável para uma variedade de tarefas.

No cenário em que a presença digital é mais importante do que nunca, essa inovação transformou a forma como os profissionais de marketing atuam.

Dentre as tarefas em que ele mais se destaca, estão as relacionadas ao marketing digital.

Afinal, a inteligência artificial pode auxiliar desde a escrita de e-mails de vendas persuasivos até a elaboração de um planejamento de conteúdo completo e estratégico para a sua marca.

E o que é ainda mais impressionante? A versatilidade dos sistemas de inteligência artificial parece não ter limites.

Mas se há uma área que merece atenção especial, é a aplicação do ChatGPT para otimizar estratégias no Instagram, a principal rede social no Brasil e um território fértil para pequenos negócios.

Desde a criação de legendas criativas até a análise de sentimentos e a avaliação da presença digital de uma marca, o ChatGPT pode ser um aliado poderoso no fortalecimento da sua presença online.

Este artigo vai explorar essas possibilidades, oferecer dicas práticas e mostrar como você pode utilizar essa ferramenta de IA a seu favor na guerra pela atenção na internet.

Então, se você está em busca de maneiras de elevar o seu jogo no Instagram, está no lugar certo. Vamos lá?

Passo 01: Fazer o ChatGPT Falar Como a Sua Marca

O primeiro passo para começar a utilizar o ChatGPT como um assistente de marketing para a sua empresa é ensiná-lo a falar como a sua marca.

Isso é crucial para garantir a consistência na linguagem dos seus posts, bem como para adaptar a linguagem para legendas e bios.

Para alcançar essa consistência, vamos utilizar dois prompts.

O primeiro é para fazer a IA analisar o estilo de texto da sua marca e o segundo é para, com base nesse estilo, escrever um post para você.

Prompt para Analisar o Estilo de Texto

Você é um sistema de inteligência artificial treinado para analisar o texto abaixo em relação ao estilo, voz e tom. Você usará o processamento de linguagem natural para criar uma “Voz da Marca”. A “Voz da Marca” que você criar será projetada para fornecer instruções específicas para um sistema de inteligência artificial escrever no mesmo estilo, voz e tom. A “Voz da Marca” não deve ser específica ao conteúdo atual e deve focar apenas no estilo, voz e tom do texto de entrada. Sua resposta deve ser escrita em um único parágrafo e deve especificar diretrizes para escrever no mesmo estilo, voz e tom do autor, a partir do exemplo abaixo. O resultado não deve fazer referências ao texto de exemplo que você está analisando ou à análise que você fez; limite-se apenas a explicar as técnicas de escrita que devem ser usadas para criar um texto similar. Comece sua resposta com: “Escreva com o seguinte estilo, voz e tom…”. Limite sua resposta a um simples parágrafo. Seja conciso e inclua apenas os direcionamentos mais importantes. Aqui está o texto de entrada. A partir dele, quero que você use as diretrizes daqui para analisar o estilo de escrita no texto fornecido e fornecer diretrizes sobre as características do estilo, voz e tom presentes no texto.

#INPUTEXT

[SEU TEXTO DE EXEMPLO OU SEUS TEXTOS DE EXEMPLO]

Ao usar esse comando, você fornecerá ao sistema uma base importante para que ele aprenda a forma como você se comunica e consiga escrever dentro desse padrão.

Após esse prompt, o GPT fornecerá um resultado semelhante ao print abaixo.

E então, você pode criar o seguinte prompt:

Crie um post para o Instagram (ou qualquer outra rede social) sobre [assunto que você deseja]. No texto, escreva utilizando o estilo, tom e voz da “Voz da Marca”.

Passo 02: Gerar Ideias de Posts para a Sua Marca

Após treinar o ChatGPT para escrever como você, agora você pode utilizá-lo para gerar ideias de posts para a sua marca.

O método mais eficaz para isso é com a técnica do ChatGPT chamada de “Role Play” ou “interprete um personagem”.

Nessa técnica, você pede especificamente para que ele aja conforme um especialista, antes de solicitar que ele execute um comando.

Para te mostrar como faz, vou compartilhar um exemplo abaixo.

Vamos supor que a sua marca venda roupas de banho e que está sediada em Natal-RN. Você pode usar a seguinte estrutura de comando:

Prompt para Brainstorm de Ideias de Posts

Você é um redator especializado em mídias sociais para a [NOME DA LOJA], um negócio que vende roupas de banho para pessoas que estão em Natal-RN.

Nosso público-alvo é composto por homens e mulheres interessados em comprar sungas e biquínis bonitos e na moda. Essas pessoas valorizam tanto a estética quanto a qualidade do material e gostam de sempre se manter na moda. Têm interesse em bem-estar e esportes de praia e todo domingo curtem o mar de Ponta Negra.

Seu trabalho é gerar 10 ideias de conteúdo exclusivas para postagens no Instagram que ressoem com o nosso público-alvo.

A dica aqui é tentar ser o mais específico possível na descrição do seu público-alvo. Quanto mais detalhado for, melhores serão as ideias que ele vai te dar.

Você também pode pedir que ele gere ideias para os stories. Basta você ajustar o final do prompt para:

Seu trabalho é gerar 10 ideias de conteúdo exclusivas para postagens no feed do Instagram e outras 10 ideias de postagem para os stories. Elas precisam ressoar com o nosso público-alvo.

Gere Ideias de Posts a Partir de Conteúdos que Você Acha Interessante

Se você encontrou um estilo de postagem que te agrada e você quer usar como inspiração para novas publicações no seu feed ou stories, você pode usar o seguinte comando:

#EXEMPLO

[adicione o texto de uma publicação do Instagram]

#NOVO CONTEÚDO

[adicione uma lista de tópicos do conteúdo]

#INSTRUÇÕES

Enviamos a você uma lista de tópicos para uma publicação no Instagram e um conteúdo que achamos interessante. Analise o conteúdo por meio do estilo, formato e tom, e escreva um post novo usando os tópicos colocados acima.

Esse é um excelente método para gerar novos conteúdos, principalmente se suas publicações forem mais baseadas em textos do que em imagens, ou se você o utilizar para a criação de posts em blogs ou publicações no LinkedIn.

Passo 03: Criar Calendário de Conteúdo

Ao planejar sua presença nas redes sociais, a consistência é a chave.

Um calendário de conteúdo não apenas ajuda você a manter essa consistência, mas também permite que você seja estratégico em relação ao que está postando e quando.

O ChatGPT pode ajudá-lo nisso, tanto no planejamento do timing e da frequência quanto na criação do próprio calendário.

A seguir, mostro como você pode fazer isso.

Planejar a Frequência e o Timing

Uma vez que você tenha uma lista de ideias para posts (que podem ser geradas com o prompt acima), você pode perguntar ao ChatGPT qual é a melhor frequência e timing para suas postagens.

Prompt: “ChatGPT, com base nas melhores práticas de marketing no Instagram, quantas vezes devo postar por semana para manter o engajamento sem sobrecarregar meus seguidores?”

Criar Legendas e Chamadas para Ação

Para cada ideia de postagem, você pode usar o ChatGPT para gerar legendas atraentes e chamadas para ação eficazes.

Prompt: “ChatGPT, preciso de uma legenda que utilize o estilo, tom e voz do texto que trabalhamos para cada uma das ideias de posts que você gerou para mim.”

Consolidar o Conteúdo em um Calendário em Formato de Planilha

Uma vez que você tenha todas as suas ideias e legendas, é hora de organizá-las em um calendário de conteúdo. Você pode pedir ao ChatGPT para gerar esse calendário em um formato de tabela, o que facilita o copiar e colar diretamente em uma planilha.

Prompt: “ChatGPT, com base nas 10 ideias de postagens que você me deu, crie um calendário de conteúdo para o próximo mês. Inclua a data da postagem, o tema e a legenda correspondente. Escreva em um formato que eu possa exportar para uma planilha.”

Bônus: Amplie Seu Poder com o GPT-4

Se você já conhece as capacidades do ChatGPT, talvez ainda não saiba que a versão GPT-4 oferece funcionalidades ainda mais sofisticadas. Mas vale frisar que ela está disponível apenas na versão paga, com uma mensalidade de 20 dólares.

Nesta versão avançada, você tem acesso a ferramentas adicionais. Uma delas é o “Advanced Data Analysis”, que auxilia na análise de métricas. A segunda é a integração com plugins, ampliando o leque de possibilidades da ferramenta.

A seguir, vou te mostrar alguns usos específicos que podem ser valiosos para aprimorar sua presença no Instagram.

1 – Utilize os Plugins do GPT-4 para Sugestões de Layouts no Canva

Atualmente, o Canva é o software de design mais utilizado por pequenos negócios. Ele se destaca pela sua simplicidade e facilidade de uso para criar layouts para redes sociais.

Ao vincular o plugin do Canva ao GPT, você pode solicitar à IA que forneça sugestões de layouts para suas postagens.

Ou seja, depois de concluir todo o processo de treinar a IA para escrever como a sua marca, gerar ideias para publicações e criar legendas, você pode utilizar esses atributos e pedir ao GPT sugestões de design para o texto.

O processo é bastante intuitivo, como você pode ver no exemplo a seguir, e vai ajudá-lo a economizar tempo.

2 – Analisar Dados do Seu Instagram

Outra forma que você tem para usar o GPT-4 a seu favor na presença digital é por meio da ferramenta de análise de dados que ele oferece.

Essa ferramenta se destaca pela sua capacidade de ler dados e extrair insights valiosos deles. Para o seu perfil no Instagram, você pode usá-la para entender melhor seus seguidores e avaliar o desempenho do seu conteúdo.

Para isso, você precisará exportar os dados do Instagram através do Meta Business Suite. Com os dados em formato de planilha, basta carregá-los na ferramenta e solicitar uma análise personalizada do seu perfil e de seus seguidores.

Conclusão

Neste artigo, exploramos como o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar sua estratégia de marketing no Instagram, desde a criação de conteúdo até a análise de dados.

É importante dizer que as dicas sobre geração de conteúdo, que começam a partir do treinamento do estilo de escrita do ChatGPT, precisam ser feitas todas no mesmo chat com ele, tá? Assim você garante a consistência das respostas que ele vai te dar.

Mas enfim, se você está pronto para levar seu Instagram para o próximo nível, não perca tempo e comece a explorar as funcionalidades do ChatGPT hoje mesmo.

E se você tiver alguma dúvida, pode usar os comentários abaixo.

Boa sorte na sua jornada.

Compartilhe

Sobre o autor

Picture of Fábio Farias

Fábio Farias

Já criei sites em wordpress, posicionei textos em palavras chaves competitivas, rodei anúncios no Facebook Ads e Google Ads e gerenciei redes sociais de alto impacto. Jornalista e consultor de marketing digital.

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos em uma jornada personalizada